Este projeto tem por finalidade reconhecer a especificidade da alfabetização, entendido como processo de aquisição e apropriação do sistema da escrita, alfabético e ortográfico em um contexto de letramento - utilizando-se de jogos e brincadeiras como subsídios metodológicos para a efetivação dessa prática. A escola, no momento atual, passa por inúmeras transformações dentre elas a necessidade de se efetivar no seu espaço práticas pedagógicas que atenda a diversidade presente no cotidiano escolar. Em virtude do movimento pró inclusão que resulta na entrada de alunos com deficiência articulada a ampliação do Ensino Fundamental com o consequente ingresso de crianças com 5 anos de idade em contextos de alfabetização, as práticas pedagógicas direcionadas a aquisição da leitura e escrita precisam ser ressignificadas. Esse fato torna premente a necessidade de se alfabetizar letrando, pois no processo de alfabetização, segundo Magda Soares (2004) a criança precisa dominar o aspecto técnico vinculado ao domínio das unidades menores da língua portuguesa, mas, sobretudo estar em condição de letramento, ou seja, "fazer uso competente da língua escrita nas práticas sociais de leitura e escrita" trata-se de saber fazer uso social dos códigos linguísticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário