Período: 8 horas ( 2 aulas)
Área do Conhecimento: Língua Portuguesa
Alfabetização a partir de jogos e brincadeiras
Objetivo Geral: Ajudar crianças com dificuldade a serem alfabetizadas, explorando o
lúdico.
Objetivo Específico:
- Identificar as
letras do alfabeto;
- Fazer associações
entre letra e objeto;
- Reconhecer as
letras de seu próprio nome e as letras dos nomes de seus colegas de
classe, a partir de brincadeiras com o nome e confecção de crachás.
Metodologia:
Atividade 1 : Apresentação dos alunos,
identificando as letras iniciais de cada nome.
Atividade 2: Confeccionar os crachás com
os nomes dos alunos.
Atividade 3:Nome Oculto – Esconder os
nomes dos alunos em envelopes fechados,
apenas com a inicial de cada nome, a fim de que eles cogitem hipóteses sobre
quais nomes começam com uma determinada letra.
Atividade 4: A cadeira de nomes- Colocar
aleatoriamente as tarjas com os nomes das crianças sobre as cadeiras. Dizer ás
crianças que podem sentar-se apenas nas cadeiras nas quais estão seus nomes.
Essa brincadeira é realizada com música e
o aluno que sentar na cadeira errada sai do jogo.
Atividade 5 : Bingo de Letras- Distribuir
cartelas com letras aos alunos.
Cantar as letras, pronunciá-las de
maneira clara, estabelecendo relações com o nome próprio, nome de animal, nome
de fruta, etc.
O primeiro a completar a cartela vence.
Atividade 6: Dominó Gigante- Os alunos,
em grupo menores jogarão um Dominó Gigante com figuras e letras, tentando
associar letra á figuras que as tenham
como iniciais. Quem jogar todas as suas peças primeiro vence o jogo.
Atividade 7: Jogo da Memória- Em grupos
menores, serão distribuídos dois tipos de jogos da memória: um jogo de
letra-letra (duas letras iguais) e outro de figuras-palavras. O aluno que
conseguir mais pares vence o jogo.
Atividade 8: Quebra-Cabeça de Rótulos-
Serão disponibilizados alguns quebra-cabeças de rótulos (ex: Nescau, sucrilhos,
etc.) para os que os alunos montem corretamente os rótulos.
Recursos:
Jogos da memória, cartelas de bingo de
letras, grãos para marcar as cartelas, papel duro (ou papelão) para confecção
dos crachás, caneta, cadeiras, tarjas com os nomes das crianças, dominó gigante
de letras e figuras, quebra-cabeças de rótulos variados, rádio.
Instrumentos de avaliação:
A
avaliação será feita a partir da observação de como os alunos participam dos
jogos e brincadeiras a fim de
identificar o que ele já conhecem bem e quais as suas maiores dificuldades para
a partir do que eles já sabem trabalharem e superar as dificuldades.
Obrigada, achei ótimo. Vou utilizar
ResponderExcluirMuito boa está aula.
ResponderExcluirMuito boa está aula.
ResponderExcluirgostei! !!
ResponderExcluirgostei! !!
ResponderExcluirmuiot bom e criativo obrigadooooooo!
ResponderExcluirObrigada pela sugestão, amei, parabéns!
ResponderExcluirótima sugestão! muito boa.
ResponderExcluirMuito bom. Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirÓtimos recursos! Obrigado por compartilhar, Deus abençoe
ResponderExcluirAdorei,td o conteúdo
ResponderExcluirEnvie sempre mais,obg
ResponderExcluirSe puder enviar tbm para crianças de 02,03 anos,ficarei grata😍
ResponderExcluirÓtima dica, obrigada!
ResponderExcluir