quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Plano de aula


Período: 8 horas ( 2 aulas)
Área do Conhecimento: Língua Portuguesa
Alfabetização a partir de jogos e brincadeiras
Objetivo Geral: Ajudar crianças com dificuldade a serem alfabetizadas, explorando o lúdico.
Objetivo Específico:
  • Identificar as letras do alfabeto;
  • Fazer associações entre letra e objeto;
  • Reconhecer as letras de seu próprio nome e as letras dos nomes de seus colegas de classe, a partir de brincadeiras com o nome e confecção de crachás.
Metodologia:
Atividade 1 : Apresentação dos alunos, identificando as letras iniciais de cada nome.
Atividade 2: Confeccionar os crachás com os nomes dos alunos.
Atividade 3:Nome Oculto – Esconder os nomes dos alunos  em envelopes fechados, apenas com a inicial de cada nome, a fim de que eles cogitem hipóteses sobre quais nomes começam com uma determinada letra.
Atividade 4: A cadeira de nomes- Colocar aleatoriamente as tarjas com os nomes das crianças sobre as cadeiras. Dizer ás crianças que podem sentar-se apenas nas cadeiras nas quais estão seus nomes.
Essa brincadeira é realizada com música e o aluno que sentar na cadeira errada sai do jogo.
Atividade 5 : Bingo de Letras- Distribuir cartelas com letras aos alunos.
Cantar as letras, pronunciá-las de maneira clara, estabelecendo relações com o nome próprio, nome de animal, nome de fruta, etc.
O primeiro a completar a cartela vence.
Atividade 6: Dominó Gigante- Os alunos, em grupo menores jogarão um Dominó Gigante com figuras e letras, tentando associar  letra á figuras que as tenham como iniciais. Quem jogar todas as suas peças primeiro vence o jogo.

Atividade 7: Jogo da Memória- Em grupos menores, serão distribuídos dois tipos de jogos da memória: um jogo de letra-letra (duas letras iguais) e outro de figuras-palavras. O aluno que conseguir mais pares vence o jogo.
 Atividade 8: Quebra-Cabeça de Rótulos- Serão disponibilizados alguns quebra-cabeças de rótulos (ex: Nescau, sucrilhos, etc.) para os que os alunos montem corretamente os rótulos.
Recursos:
Jogos da memória, cartelas de bingo de letras, grãos para marcar as cartelas, papel duro (ou papelão) para confecção dos crachás, caneta, cadeiras, tarjas com os nomes das crianças, dominó gigante de letras e figuras, quebra-cabeças de rótulos variados, rádio.
Instrumentos de avaliação:

A avaliação será feita a partir da observação de como os alunos participam dos jogos e brincadeiras  a fim de identificar o que ele já conhecem bem e quais as suas maiores dificuldades para a partir do que eles já sabem trabalharem e superar as dificuldades.


Um comentário: