quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Plano de aula


Período: 8h
Área de Conhecimento: Língua Portuguesa
Turma: 2º ano
Alfabetização por meio de jogos e brincadeiras
Objetivos:
ñ   Integrar os alunos nas atividades em grupo;
ñ   Desenvolver a capacidade de atenção e concentração;
ñ   Reconhecimento do nome;
ñ   Identificação das letras do alfabeto;
ñ   Fazer associação letra e objeto;
ñ     Associação palavra e objeto;
Metodologia / proposta de trabalho para os alunos:
 1ª etapa
Iniciar a atividade “Quem é o dono desse nome”?
Formar uma roda com as crianças, segurando as tarjas com seus nomes na mão. Recolher as tarjas e mostrar uma delas perguntando: “quem é o dono desse nome?” quem identificar o seu nome vai para o centro da roda e escolhe a próxima tarja entre a de seus amigos, permitindo que a turma arrisque palpites se o colega não reconhecer seu nome.
2ª etapa
Distribuir cartelas com letras aos alunos;
As cartelas devem ser diferentes uma das outras;
O professor canta as letras, ou seja, as pronuncia claramente (estabelecendo relações com nome próprio, nome de animal, nome de fruta, etc);
O aluno que tiver a letra no cartão a marca com um botão de e.v.a;
Será vencedor o primeiro que completar a cartela.
3ª etapa
Dividir a turma em dois grupos e cada grupo irá participar de um jogo de dominó, um contendo letra e objeto e o outro contendo palavra e objeto, será feito um sorteio para ver quem começa a jogar com qual.
4ª etapa
Encerrar a atividade deste dia com a atividade “caracol do alfabeto”;
Desenhar no chão um caracol bem grande com todas as letras do alfabeto, confeccionar um dado grande com caixa de papelão.
Fazer uma fila com todos os alunos na entrada do caracol, o primeiro lança o dado e anda a quantidade correspondente ao número do dado.
A professora faz perguntas para toda turma: que letra é essa? Tem algum aluno em nossa turma que começa com essa letra? Quem? Que outras coisas também começam com essa letra?;
Repetir o procedimento com todos;
Vence o jogo quem chegar primeiro ao final do caracol.
Recursos:
Giz, dado, cartelas com letras do alfabeto,  botões de e.v.a,  tarjas com nomes dos alunos,  dominó de letra/objeto, dominó de palavra/objeto,  etc.
Instrumentos de avaliação:
Interação com todos os alunos, observar os alunos nas atividades para um diagnostico do que eles já sabem e o que não sabem, fazer uma sondagem. Através do diálogo tentar ganhar confiança dos alunos, conhecê-los e verificar suas dificuldades. Depois desta aula, fazer anotações de tudo que for preciso.

Um comentário: