Período: 8h
Área
de Conhecimento: Língua Portuguesa
Turma:
2º ano
Alfabetização por meio de
jogos e brincadeiras
Objetivos:
ñ Integrar os alunos nas
atividades em grupo;
ñ Desenvolver a capacidade
de atenção e concentração;
ñ Reconhecimento do nome;
ñ Identificação das letras
do alfabeto;
ñ Fazer associação letra e
objeto;
ñ Associação palavra e
objeto;
Metodologia
/ proposta de trabalho para os alunos:
1ª etapa
Iniciar a atividade “Quem
é o dono desse nome”?
Formar uma roda com as
crianças, segurando as tarjas com seus nomes na mão. Recolher as tarjas e
mostrar uma delas perguntando: “quem é o dono desse nome?” quem identificar o
seu nome vai para o centro da roda e escolhe a próxima tarja entre a de seus
amigos, permitindo que a turma arrisque palpites se o colega não reconhecer seu
nome.
2ª etapa
Distribuir cartelas com
letras aos alunos;
As cartelas devem ser
diferentes uma das outras;
O professor canta as
letras, ou seja, as pronuncia claramente (estabelecendo relações com nome
próprio, nome de animal, nome de fruta, etc);
O aluno que tiver a letra
no cartão a marca com um botão de e.v.a;
Será vencedor o primeiro
que completar a cartela.
3ª etapa
Dividir a turma em dois
grupos e cada grupo irá participar de um jogo de dominó, um contendo letra e
objeto e o outro contendo palavra e objeto, será feito um sorteio para ver quem
começa a jogar com qual.
4ª etapa
Encerrar a atividade
deste dia com a atividade “caracol do alfabeto”;
Desenhar no chão um
caracol bem grande com todas as letras do alfabeto, confeccionar um dado grande
com caixa de papelão.
Fazer uma fila com todos
os alunos na entrada do caracol, o primeiro lança o dado e anda a quantidade
correspondente ao número do dado.
A professora faz
perguntas para toda turma: que letra é essa? Tem algum aluno em nossa turma que
começa com essa letra? Quem? Que outras coisas também começam com essa letra?;
Repetir o procedimento
com todos;
Vence o jogo quem chegar
primeiro ao final do caracol.
Recursos:
Giz, dado, cartelas com
letras do alfabeto, botões de
e.v.a, tarjas com nomes dos alunos, dominó de letra/objeto, dominó de
palavra/objeto, etc.
Instrumentos
de avaliação:
Interação com todos os
alunos, observar os alunos nas atividades para um diagnostico do que eles já
sabem e o que não sabem, fazer uma sondagem. Através do diálogo tentar ganhar
confiança dos alunos, conhecê-los e verificar suas dificuldades. Depois desta
aula, fazer anotações de tudo que for preciso.
MUITO BOM !
ResponderExcluir