segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Plano de aula


Período: 08 horas.
Área do conhecimento: Língua Portuguesa.
Conteúdos:
- Identificação do próprio nome;
- Reconhecimento dos nomes dos colegas;
- Relação imagem/escrita.

Objetivos:
- Identificar o próprio nome;
- Reconhecer o nome dos colegas;
- Relacionar imagem/escrita.

Encaminhamento Metodológico:
- Jogo “Caixa dos nomes”;
- Jogo “Adivinha quem é”;
- Jogo “Baralho ortográfico”.

Recursos:
Papel cartão, caixa de sapato, giz branco, venda, canetas canetinha, figuras diferentes.

Critérios de avaliação:
- Concentração;
- Trabalho em grupo;
- Identifica os nomes;
- Relaciona imagem e escrita..

Instrumentos de avaliação:
- Participação nas brincadeiras.

Referências bibliográficas:
MARAFON, D. Sugestões de atividades para o processo de alfabetização.

Anexos:
  • Jogo da caixa dos nomes
Material: fichas com os nomes das crianças e três caixas de sapato.
Finalidade: terminar primeiro os nomes da caixa.
Números de participantes: Total de alunos divididos em três grupos.
Regras:
  • Organizar as crianças em três filas e deixar uma caixa na frente de cada.
  • Cada caixa deverá conter os nomes das crianças daquela fila.
  • Dado um sinal, na ordem da fila, cada criança procura seu nome na caixa e, encontrá-lo, corre para o final da fila permitindo que o seguinte prossiga  o jogo.
  • Ganha a competição o grupo que terminar primeiro
Variação: Encontrar na caixa o nome do colega de trás.

  • Adivinha quem é
            Com uma venda, tapar os olhos de um aluno e pedir-lhe que tateie um colega e descubra quem é.
            Se o aluno não descobrir, dizer-lhe o nome do colega e pedir-lhe que o escreva no quadro com os olhos vendados.
            Se o aluno descobrir, pedir-lhe que escreva o  nome do colega no quadro sem a venda nos olhos.

  • Baralho Ortográfico
Material: papel cartão, canetinha, figuras diferentes.
Como brincar:
  • Em dupla ou quarteto. Uma dupla pega cinco cartas com figuras e a outra cinco cartas com os nomes das figuras.
  • A criança que está com a carta com a figura joga-a sobre a mesa. A dupla que está com o nome olha o desenha, procura o nome o joga por cima. Se o alunos acertar, passa para a próxima carta, se errar, sai Jô jogo e chama o próximo.



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