Período: 08 horas.
Área do conhecimento: Língua
Portuguesa.
Conteúdos:
- Identificação do próprio nome;
- Reconhecimento dos nomes dos
colegas;
- Relação imagem/escrita.
Objetivos:
- Identificar o próprio nome;
- Reconhecer o nome dos colegas;
- Relacionar imagem/escrita.
Encaminhamento Metodológico:
- Jogo “Caixa dos nomes”;
- Jogo “Adivinha quem é”;
- Jogo “Baralho ortográfico”.
Recursos:
Papel cartão, caixa de sapato, giz
branco, venda, canetas canetinha, figuras diferentes.
Critérios de avaliação:
- Concentração;
- Trabalho em grupo;
- Identifica os nomes;
- Relaciona imagem e escrita..
Instrumentos de avaliação:
- Participação nas brincadeiras.
Referências bibliográficas:
MARAFON, D. Sugestões de atividades para o processo de alfabetização.
Anexos:
- Jogo da caixa dos nomes
Material: fichas com os nomes das
crianças e três caixas de sapato.
Finalidade: terminar primeiro os
nomes da caixa.
Números de participantes: Total de
alunos divididos em três grupos.
Regras:
- Organizar as crianças em três filas e deixar uma caixa
na frente de cada.
- Cada caixa deverá conter os nomes das crianças daquela
fila.
- Dado um sinal, na ordem da fila, cada criança procura
seu nome na caixa e, encontrá-lo, corre para o final da fila permitindo
que o seguinte prossiga o jogo.
- Ganha a competição o grupo que terminar primeiro
Variação: Encontrar na caixa o nome
do colega de trás.
- Adivinha quem é
Com
uma venda, tapar os olhos de um aluno e pedir-lhe que tateie um colega e
descubra quem é.
Se
o aluno não descobrir, dizer-lhe o nome do colega e pedir-lhe que o escreva no
quadro com os olhos vendados.
Se
o aluno descobrir, pedir-lhe que escreva o
nome do colega no quadro sem a venda nos olhos.
- Baralho Ortográfico
Material: papel cartão, canetinha,
figuras diferentes.
Como brincar:
- Em dupla ou quarteto. Uma dupla pega cinco cartas com
figuras e a outra cinco cartas com os nomes das figuras.
- A criança que está com a carta com a figura joga-a sobre a mesa. A dupla que está com o nome olha o desenha, procura o nome o joga por cima. Se o alunos acertar, passa para a próxima carta, se errar, sai Jô jogo e chama o próximo.
Amei este Plano de Aula, Parabéns, pela criatividade........
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