Conteúdos:
ñ Dinâmica
reflexiva sobre o que pedir ao outro;
ñ Reconhecimento
da letra B e sua família fonêmica;
ñ Relação
oralidade/escrita;
ñ Formação
de palavras com a letra B.
Objetivos:
ñ Incentivo
à reflexão sobre desejar o bem ao outro (dinâmica);
ñ Identificar
palavras que comecem com a letra b;
ñ Demonstrar
que tudo que se fala/ouve pode ser escrito ou desenhado;
ñ Formação
de palavras com a família fonêmica do B.
Encaminhamento
Metodológico
ñ Apresentar
a música “Baratinha” em forma de som/vídeo
ñ Conversa
dirigida
ñ Desenho
ñ Formação
de palavras com a família fonêmica do b, utilizando o alfabeto móvel e dominó
de imagem com as sílabas.
Recursos:
Data Show, Caixa
de som, notebook, folha sulfite, lápis, lápis de cor, dominó de sílabas,
alfabeto móvel.
Critérios de
avaliação:
ñ Compreende
a importância de desejar o bem ao outro;
ñ Identifica
palavras com a letra determinada do texto ouvido;
ñ Percebe
que tudo que se fala pode ser escrito ou desenhado;
ñ Consegue
formar palavras com a letra/família fonêmica determinada;
Instrumentos
de avaliação:
Produção de
texto oral, desenho/escrita, formação de palavras com a letra/ família fonêmica determinada.
Referências:
http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew (música/vídeo/letra)
Proposta para
o aluno:
Vamos
ouvir a música: “Baratinha” - DVD “Galinha Pintadinha”
Baratinha (Letra)
A barata diz que tem
Sete saias de filó
É mentira da barata
Ela tem é uma só
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é uma só
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é uma só
A barata diz que tem
Um anel de formatura
É mentira da barata
Ela tem a casca dura
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem a casca dura
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem a casca dura
A barata diz que tem
Sete saias de filó
É mentira da barata
Ela tem é uma só
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é uma só
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é uma só
A barata diz que tem
Um anel de formatura
É mentira da barata
Ela tem a casca dura
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem a casca dura
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem a casca dura
A
barata diz que tem
Um sapato de fivela
É mentira da barata
O sapato é da mãe dela
Rá rá rá, ró ró ró
O sapato é da mãe dela
Rá rá rá, ró ró ró
O sapato é da mãe dela
A barata diz que tem
Uma saia de cetim
É mentira da barata
Ela tem é de capim
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é de capim
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é de capim
A barata diz que tem
Um sapato de veludo
É mentira da barata
Ela tem o pé peludo
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem o pé peludo
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem o pé peludo
Um sapato de fivela
É mentira da barata
O sapato é da mãe dela
Rá rá rá, ró ró ró
O sapato é da mãe dela
Rá rá rá, ró ró ró
O sapato é da mãe dela
A barata diz que tem
Uma saia de cetim
É mentira da barata
Ela tem é de capim
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é de capim
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é de capim
A barata diz que tem
Um sapato de veludo
É mentira da barata
Ela tem o pé peludo
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem o pé peludo
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem o pé peludo
A
barata diz que tem
Sete saias de balão
É mentira não tem não
Nem dinheiro pra sabão
Rá rá rá, ró ró ró
Nem dinheiro pra sabão
Rá rá rá, ró ró ró
Nem dinheiro pra sabão
A barata diz que tem
Um vestido de babado
É mentira da barata
O vestido tá rasgado
Rá rá rá, ró ró ró
O vestido tá rasgado
Rá rá rá, ró ró ró
O vestido tá rasgado
A barata sempre diz
Que viaja de avião
É mentira da barata
Ela vai é de busão
Rá rá rá, ró ró ró
Ela vai é de busão
Rá rá rá, ró ró ró
Ela vai é de busão
Sete saias de balão
É mentira não tem não
Nem dinheiro pra sabão
Rá rá rá, ró ró ró
Nem dinheiro pra sabão
Rá rá rá, ró ró ró
Nem dinheiro pra sabão
A barata diz que tem
Um vestido de babado
É mentira da barata
O vestido tá rasgado
Rá rá rá, ró ró ró
O vestido tá rasgado
Rá rá rá, ró ró ró
O vestido tá rasgado
A barata sempre diz
Que viaja de avião
É mentira da barata
Ela vai é de busão
Rá rá rá, ró ró ró
Ela vai é de busão
Rá rá rá, ró ró ró
Ela vai é de busão
ñ
Agora vamos conversar
sobre a música, quem são os personagens; quais palavras começam com a letra b,
quais palavras existem com a letra b também e sua família fonêmica;
ñ
Com uma folha de papel
sulfite, lápis e lápis de cor, desenhar e pintar objetos/personagens, etc, que
viram e ouvirão da música ou fora da música com a letra determinada.
ñ
Com a utilização do
alfabeto móvel e o dominó de imagem/sílabas, formar palavras.
Achei muito interessante!!! Parabéns
ResponderExcluirAchei muito interessante!!! Parabéns
ResponderExcluirAchei muito interessante!!! Parabéns
ResponderExcluirMuito boa está aula. Vou aderir
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