terça-feira, 25 de setembro de 2012

Plano de aula - Alfabeto, nome próprio e valores.


Plano aplicado na Escola Randolfo Arzua
Conteúdo: Alfabeto, nome próprio e valores.

Objetivos: Ajudar na identificação das letras que compõem o alfabeto e também ajudá-los a escreverem seus próprios nomes, conhecendo as letras que fazem parte dele.

Metodologia: As atividades serão desenvolvidas de maneira lúdica.

·  Mural do respeito: Será exposto um mural que foi confeccionada especialmente para evidenciar algumas regrinhas básicas com relação ao respeito que devem ser colocadas em práticas dentro e também fora da sala de aula. Contudo, será também trabalhado um pouco dos valores e a importância dos mesmos, fator fundamental na vida social das crianças.

·        Momento da história: Será trabalhada a história A árvore que não respira. Logo após, será pedido as crianças um desenho de representação do entendimento dos mesmos com relação a história que foi contada.

·        Dança da cadeira: A brincadeira tem como objetivo principal o reconhecimento da escrita do nome próprio de cada um perante o dos outros colegas. Serão utilizados como materiais fichas com o nome de cada um e cadeiras da sala de aula. Ela funcionará de tal maneira: O professor propõe as crianças que façam um círculo com as cadeiras, depois distribuirá as fichas com os nomes para que as crianças fixem nas cadeiras. Logo após pode ser iniciada a brincadeira, inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música que estará tocando cada um deverá sentar na cadeira onde conste a ficha com o seu nome.

Ligue os pontos e descubra o desenho: Nessa atividade todos receberam uma folha onde havia um desenho escondido em meio a pontinhos. Eles acompanhavam letras, portanto, deveria ser seguida a ordem do alfabeto para que então pudesse descobrir qual desenho seria formado no fim de todos os pontos. Após tal procedimento, todos pintarão o desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário