quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Plano de aula - IDENTIDADE


Plano aplicado na Escola Randolfo Arzua

Área do conhecimento: Língua Portuguesa
Conteúdos:
- Identidade (quem sou eu)

Objetivos:
- Buscar uma maior compreensão sobre quem somos
- Compreender-se como parte integrante e importante na sociedade
- Entender o porquê de cada um ter um nome.

Encaminhamento Metodológico:
- Vídeo do Marcelo, marmelo, martelo;
- Conversa dirigida, explicar que cada um tem um nome, porque somos importantes e, mesmo que haja nomes iguais cada um tem uma identidade, cada um é único e especial;
- Confecção de “Carteira de identidade” no qual deverá constar o nome da criança, o nome dos seus pais e sua data de nascimento;
- Conversa dirigida questionar as crianças sobre qual a origem de seus nomes, quem escolheu e por quê? E contar a eles a origem de nossos nomes;
- Identificação dos nomes escritos nos crachás confeccionados pelas professoras.

Recursos:
Notebook, vídeo Marcelo, marmelo, martelo, projetor, tela para projeção, cartolina, caneta, tarjas coloridas, tarjas brancas, canetinha, lápis de cor, crachá com o nome dos alunos.


Critérios de Avaliação:
- Participa ativamente das atividades propostas;
- Mostrar-se atento e entrosado durante as atividades;
- Reconhece as letras do seu nome;
- Compreende que cada um tem um nome e uma identidade;
- Compreende o que é identidade.

Instrumentos de avaliação:
Identificação dos nomes nas tarjas e confecção das carteirinhas.

Um comentário: