Conteúdos:
ñ Ideia
de representação
ñ Apreensão
das ideias do texto ouvido
ñ Relação
oralidade/escrita
ñ Reconhecimento
de algumas letras do alfabeto
Objetivos:
ñ Representar
a música por meio da fala e desenho
ñ Identificar
os personagens e ações do texto ouvido
ñ Compreender
a importância do nome próprio
ñ Reconhecimento
das letras N,O,M,E
Encaminhamento
Metodológico
ñ Apresentar
a música “Gente tem sobrenome”, através de um vídeo
ñ Conversa
dirigida
ñ Desenho
ñ Preenchimento
de uma carteira de identidade/ registro de nascimento
ñ Identificação
das letras: N,O,M,E no cartaz com letra da música
Recursos:
Data Show, Caixa
de som, notebook, lápis, máquina fotográfica, giz de cera ou lápis de cor,
folha sulfite, cartaz, lenço umedecido, tinta para carimbo ou tinta guache.
Critérios de
avaliação:
ñ Representa
a música por meio da fala e desenho;
ñ Identifica
os personagens e ações do texto ouvido;
ñ Percebe
que tudo que se fala pode ser escrito;
ñ Compreende
a importância do nome/sobrenome;
ñ Identifica
as letras: N,O,M,E
Instrumentos
de avaliação:
Produção de
texto oral, desenho; escrita do nome próprio, identificação no cartaz as letras
N,O,M,E
Referências:
Toquinho,
“Gente tem sobrenome”. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8 (música e letra)
Proposta para
o aluno:
Vamos
ouvir a música:
“GENTE
TEM SOBRENOME”
TOQUINHO
- CD CANÇÕES DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS
Todas as coisas têm nome
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim
Todas as flores têm nome
Rosa, camélia e jasmim
Flores não têm sobrenome
Mas a gente sim
O Chico é Buarque, Caetano é Veloso
O Ari foi Barroso também
E tem os que são Jorge, tem o Jorge Amado
Tem outro que é o Jorge Ben
Quem tem apelido, Dedé, Zacarias
Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também
Todo brinquedo tem nome
Bola, boneca e patins
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim
Coisas gostosas têm nome
Bolo, mingau e pudim
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim
Renato é Aragão, o que faz confusão
Carlitos é o Charles Chaplin
E tem o Vinícius, que era de Moraes
E o Tom Brasileiro é Jobim
Quem tem apelido, Zico, Maguila
Xuxa, Pelé e He-man
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim
Todas as flores têm nome
Rosa, camélia e jasmim
Flores não têm sobrenome
Mas a gente sim
O Chico é Buarque, Caetano é Veloso
O Ari foi Barroso também
E tem os que são Jorge, tem o Jorge Amado
Tem outro que é o Jorge Ben
Quem tem apelido, Dedé, Zacarias
Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também
Todo brinquedo tem nome
Bola, boneca e patins
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim
Coisas gostosas têm nome
Bolo, mingau e pudim
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim
Renato é Aragão, o que faz confusão
Carlitos é o Charles Chaplin
E tem o Vinícius, que era de Moraes
E o Tom Brasileiro é Jobim
Quem tem apelido, Zico, Maguila
Xuxa, Pelé e He-man
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
ñ
Agora vamos conversar
sobre a música, o que diz a letra, quem são os personagens; a importância do
nome, sobrenome, quem sabe o motivo da escolha de seus nomes, se gostam ou não
deles, se sabem seus sobrenomes;
ñ
Com uma folha de papel
sulfite, lápis e lápis de cor, desenhar e pintar objetos que viram e ouvirão da
música;
ñ
Vamos identificar no
cartaz contendo a letra da música, as letras N,O,M,E
ñ
Preencher uma carteira
de identidade com seu nome, digital do polegar e vamos tirar foto para
conclusão das carteiras;
ñ
Preencher um registro
de nascimento com seu nome, nome dos pais e data de nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário