Plano de aula aplicado nos dias 16 e 18/10 - Escola Castelo Branco
Período: 2 dias.
Área do
conhecimento: Língua Portuguesa.
Conteúdos:
- Reconhecimento do
alfabeto;
- Associação das
letras iniciais à palavras;
- Relação
imagem/escrita;
- Reconhecimento das
palavras;
- Leitura.
Objetivos:
- Reconhecer o alfabeto;
- Associar letra à
uma palavra;
- Relacionar
imagem/escrita;
- Ler as palavras.
Encaminhamento
Metodológico:
- Brincadeira
Caracol do alfabeto;
- Brincadeira
Alerta;
- Registro de
palavras;
- Leitura.
Recursos:
Quadra, dado, bola,
papel sulfite, lápis, borracha, giz.
Critérios de avaliação:
- Reconhece o
alfabeto;
- Associa letras à
palavras;
- Relaciona
imagem/escrita;
- Reconhece as
palavras;
- Lê as palavras.
Instrumentos de
avaliação:
- Participação na
brincadeira;
- Relação imagem/escrita;
- Registro das
palavras;
- Leitura.
Brincadeira “caracol do alfabeto” - Desenhar no chão um caracol bem grande com todas as
letras do alfabeto, confeccionar um dado grande com caixa de papelão.
Fazer uma fila com todos os alunos na entrada do caracol, o
primeiro lança o dado e anda a quantidade correspondente ao número do dado.
A professora faz perguntas: que letra é essa? Tem algum
aluno em nossa turma que começa com essa letra? Quem? Que outras coisas também
começam com essa letra?
Alerta - Cada criança representará uma letra.
Uma criança joga a bola para cima e as outras correm. Ela
deve gritar uma letra, quem representa a letra deve pegar a bola e gritar
ALERTA! A criança que pega a bola da três passos e joga a bola para outra
criança. A criança que pegar a bola deve falar palavras que iniciem com a letra
que o amigo (que jogou a bola) representa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário