Conteúdos:
ñ Reconhecimento
da letra B e C;
ñ Relação
oralidade/escrita;
ñ Formação
de palavras (com a letra B e C).
Objetivos:
ñ Identificar
palavras que comecem com a letra “B e C”
ñ Demonstrar
que tudo que se fala/ouve pode ser escrito;
ñ Formação
de palavras com as letras “B e C”
Encaminhamento
Metodológico
ñ Conversa
dirigida
ñ Desenho
e escrita de palavras com a letra B e C
ñ Formação
de palavras com a letra B e C, utilizando o alfabeto móvel e dominó de imagem
com as sílabas.
Recursos:
Data Show, Caixa
de som, notebook, folha sulfite, lápis, lápis de cor, dominó de letras,
alfabeto móvel.
Critérios de
avaliação:
ñ Identifica
palavras com a letra determinada do texto ouvido;
ñ Percebe
que tudo que se fala pode ser escrito;
ñ Consegue
formar palavras com a letra B e C.
Instrumentos
de avaliação:
Produção de
texto oral, escrita, formação de palavras com a letra B e C.
Referências:
http://www.youtube.com/watch?v=qzEcHMqqcuE (música/vídeo/letra)
Proposta para o aluno:
Vamos
ouvir a música: “Ciranda Cirandinha” - DVD Galinha Pintadinha 3
Ciranda, Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste
era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
era pouco e se acabou
Por isso, Dona Chica
entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá-se embora
(…)
ñ
Agora vamos conversar
sobre a música, quem são os personagens; quais palavras começam com a letra b e
c, quais outras palavras existem com a letra b e c.
ñ
Com uma folha de papel
sulfite e lápis, escrever ou desenhar objetos/personagens, etc, que viram e
ouvirão da música ou fora da música com a letra
B e C.
ñ
Com a utilização do
alfabeto móvel e o dominó de imagem/sílabas, formar outras palavras com a letra
B e C.
Muito bom este plano de aula, Parabens!
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