quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Plano de aula - famílias silábicas, letras G e J


Plano aplicado na Escola Randolfo Arzua
Conteúdos:
- Letra “G” e sua família silábica;
- A letra “J” e sua família silábica.

Objetivos:
-Trabalhar as letras “G” e “J” e suas respectivas famílias silábicas;
- Diferenciar a letra “G” da letra “J”.

Encaminhamento Metodológico:
- Apresentação das letras “J” e “G” e suas respectivas famílias silábicas;
- Conversa dirigida, mostrar a diferença dos sons e da grafia entre as duas letras;
- Confeccionar com os alunos jogos de palavras com as letras “G” e “J”;
- A partir dos jogos confeccionados estimular uma competição “saudável” entre os alunos, que deverão formar novas palavras partindo das silabas (JÁ, JE, JI, JO, JU) e (GA,GE, GI, GO, GU)

Recursos:
Quadro, giz, cartolina, papel, canetinha colorida, lápis, lápis de cor, giz de cera, cola.

Critérios de Avaliação
- Identifica no alfabeto a letra “G”;
- Identifica no alfabeto a letra “J”;
- Conhece a família silábica da letra “G”;
- Conhece a família silábica da letra “J”;
- Associa essas silabas a palavras que iniciem com elas;
- Consegue diferenciar os sons de palavras escritas com “G” ou “J”.

Instrumentos de avaliação:
Diferenciação das letras G e J nas palavras.

Um comentário: