terça-feira, 9 de outubro de 2012

Plano de aula aplicado nos dias 02 e 04/10 (Castelo Branco)


Conteúdos:
- Apresentação da letra da música;
- Iniciação à leitura.
- Percepção visual;
- Reconhecimento das palavras;
- Reconhecimento das sílabas;
- Significado das palavras;
- Apreensão das ideias da música (aprendendo a brincadeira);
- Coordenação motora.
- Socialização.

Objetivos:
- Representar a música por meio da fala;
- Perceber que tudo que se fala pode ser escrito;
- Compreender o significado das palavras;
- Aprender a brincadeira.

Encaminhamento Metodológico:
- Apresentar a música “Escravos de Jó”, em letra caixa alta, no quadro.
- Fazer a leitura apontada das palavras;
- Procurando o significado das palavras;
- Confeccionar  o material para brincadeira;
- Aprendendo a brincadeira.

Recursos:
Quadro, giz colorido, copo plástico, durex largo, milho, papel colorido, tesoura.

 Critérios de avaliação:
- Apreensão das ideias da música;
- Percebe que tudo que se fala pode ser escrito;
- compreende o significado das palavras;
- Identifica as palavras das palavras;
- Participação das atividades propostas.

Instrumentos de avaliação:
- Reconhecimento das palavras, confecção do brinquedo, participação na brincadeira.

Referências bibliográficas:
 Almeida, Geraldo. Apostila de Jogos.

Como Brincar:
- Deve-se brincar duas pessoas, uma de frente para a outra, se for mais, formar  um círculo é a melhor saída.
- Quanto mais gente, mais difícil fica a brincadeira.
- O objetivo é cantar, movimentar os cacos, caixas de fósforos, ou outro objeto, sem perder a sincronia.
- Os gestos têm que ser coordenados, quem errar, sai da brincadeira.

Música: Escravos de Jô (Domínio popular)
Escravos de jô
Jogavam caxangá
Tira, põe,
Deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig – zig – zá
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig – zig – zá


















Um comentário: