Conteúdos:
- Reconhecimento
dos aspectos formais do texto.
- Reconhecimento de
palavras;
- Reconhecimento de
sílabas;
- Apreensão das
ideias do texto ouvido;
- Iniciação a
leitura.
Objetivos:
- Perceber que tudo
que se fala pode ser escrito;
- Identificar
aspectos dos personagens;
- Representar os
personagens da história através de desenho;
- Reconhecer as
palavras do texto;
- Registrar as
palavras trabalhadas.
Encaminhamento
Metodológico:
- Contar a história
“Chapeuzinho Amarelo”.
- Apresentação da
história em partes, em letra de imprensa (cartaz);
- Leitura apontada;
- Comentários da
história;
- Reconhecimento das
frases do texto;
- Reconhecimento
das palavras do texto;
- Registro das
palavras do texto;
- Desenho;
- Registro da
história contada pelas crianças.
Recursos:
Papel sulfite,
cartolina, canetinha, tesoura, lápis, borracha, lápis de cor, giz de cera.
Critérios de avaliação:
- Percebe que tudo
que se fala pode ser escrito;
- Reconhece os
aspectos formais do texto;
- Percebe as idéias
do texto;
- Identifica
aspectos dos personagens;
- Identifica as
palavras do trabalhadas;
- Registra as
palavras trabalhadas.
Instrumentos de
avaliação:
Produção de texto
oral, reconhecimento das palavras do texto, registro de palavras encontradas no
texto.
Referências
bibliográficas:
CARVALHO, M. Guia Prático do Alfabetizador. 5. Ed.
São Paulo: Ática: 2010.
mito bom
ResponderExcluirmito bom
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMUITO BOM
ResponderExcluirPerfeito <3
ResponderExcluirPerfeito <3
ResponderExcluirparabens
ResponderExcluirQue bom ter profissionais da educação dispostos a buscar caminhos inovadores e apresenta-los ao demais profissionais - parabéns
ResponderExcluir