quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Plano de aula - letras B e C

Plano aplicado na Escola Randolfo Arzua


Conteúdos:

ñ     Reconhecimento da letra B e C;
ñ     Relação oralidade/escrita;
ñ     Formação de palavras (com a letra B e C).

Objetivos:

ñ   Identificar palavras que comecem com a letra “B e C”
ñ   Demonstrar que tudo que se fala/ouve pode ser escrito;
ñ   Formação de palavras com as letras “B e C”

Encaminhamento Metodológico

ñ     Apresentar a música: “Ciranda Cirandinha” - DVD Galinha Pintadinha em forma de som/vídeo
ñ     Conversa dirigida
ñ     Desenho e escrita de palavras com a letra B e C
ñ     Formação de palavras com a letra B e C, utilizando o alfabeto móvel e dominó de imagem com as sílabas.

Recursos:

Data Show, Caixa de som, notebook, folha sulfite, lápis, lápis de cor, dominó de letras, alfabeto móvel.
Critérios de avaliação:

ñ     Identifica palavras com a letra determinada do texto ouvido;
ñ     Percebe que tudo que se fala pode ser escrito;
ñ     Consegue formar palavras com a letra B e C.

Instrumentos de avaliação:

Produção de texto oral, escrita, formação de palavras com a letra B e C.

Referências:


Proposta para o aluno:

Vamos ouvir a música: “Ciranda Cirandinha” - DVD Galinha Pintadinha 3

Ciranda, Cirandinha

Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

O anel que tu me deste
era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
era pouco e se acabou

Por isso, Dona Chica
entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá-se embora
(…)

ñ     Agora vamos conversar sobre a música, quem são os personagens; quais palavras começam com a letra b e c, quais outras palavras existem com a letra b e c.

ñ     Com uma folha de papel sulfite e lápis, escrever ou desenhar objetos/personagens, etc, que viram e ouvirão da música ou fora da música com a letra  B e C.

ñ     Com a utilização do alfabeto móvel e o dominó de imagem/sílabas, formar outras palavras com a letra B e C.

Um comentário: